quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Outubro 28, 2010 - 10:31

Cuidado com excessos de exposição na internet

 A gerente de RH, Carolina Camba, na empresa onde trabalha, em São José; para ela, as redes sociais podem atrapalhar o candidato RAQUEL CUNHA
Perfil de candidatos pode estar sendo analisado pelas empresas, por isso, o ideal é não 'exagerar'
SIMONE SIQUEIRA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Uma dica para os que estão procurando emprego e adoram "aparecer" demais na internet: cuidado com a maneira como se expõe na rede, pois ela pode comprometer sua imagem e, também, uma possível oportunidade de trabalho.

Muito comum atualmente, o acesso a redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter servem de exemplo, já que permitem ao usuário postar fotos, vídeos e comentários de âmbito pessoal.

De olho nesses perfis, algumas empresas até deixam de contratar em função dos "excessos". Foi o que aconteceu com o professor e analista de business intelligence, Igor Raphael Alcântara, 33 anos, de São José.

"Na empresa onde trabalho ajudo a selecionar pessoas, e sempre pesquiso os perfis na internet. Já dispensei várias, inclusive em processos avançados de seleção e com bons currículos por causa disso", disse.

Segundo ele, as comunidades no Orkut seriam o problema. Algumas como "Odeio meu chefe", "Eu minto no currículo" ou "Só bebo se tiver álcool", por exemplo, teriam incentivado o professor a descartar candidatos.

"Trabalho em um lugar onde as pessoas viajam bastante, então a empresa fica responsável pelo comportamento do funcionário fora do país, por isso, essas comunidades mostram um pouco de como ele pensa, e acabam sendo fator eliminatório."

De acordo com a gerente de recursos humanos Carolina Camba, algumas vagas acabam sendo alvo do recurso com maior frequência.

É o caso de quem disputa oportunidades de trainee ou outros processos seletivos que buscam estudantes de nível superior ou recém-formados.

"Em alguns processos seletivos, exige-se que os candidatos desenvolvam blogs. As empresas estão aproveitando o ambiente virtual para interagir e conhecer melhor estes profissionais, que são, em sua grande maioria, jovens", disse.

Segundo Carolina, para algumas carreiras, a rede social é ainda mais valorizada, como nos casos da informática, comunicação, marketing, design e artes em geral.

Nenhum comentário:

vejam também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...