
Brigas entre o casal pode ocasionar conseqüências na vida das crianças.
Quando um casal está em crise, com pequenos problemas do dia e divergências de alguns hábitos que são impossíveis de serem conversados, repercute um clima tenso dentro de casa. Tensão que pode ser aumentada com o nascimento dos filhos, exigindo do marido e da esposa outros papéis, que além de desempenharem suas funções agora precisam administrar outros aspectos referentes à maternidade e paternidade.
Evitar discussões acirradas na frente dos filhos é a alternativa mais viável. Porém os pais não conseguem impedir a percepção das crianças quando algo não vai bem. Elas dão sinais sobre essa percepção manifestando as seguintes mudanças de comportamento: alterações do sono e do apetite; mudança no desempenho escolar e no relacionamento com amigos.
As conseqüências que uma briga ocasiona na vida das crianças são relacionadas à intensidade, à freqüência, e à maneira com que os pais conduzem a discussão. Primeiramente é importante entender que discutir e brigar são coisas diferentes. A discussão apresenta várias opiniões e às vezes pode proporcionar o consenso.
Ignorar os sentimentos da criança quanto ao clima tenso da casa, pode ser tão danoso quanto às brigas.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário